Tiago Tartari
Dicas

Modernizar software não está baseado em suposições

publicado em 04 de fevereiro de 2022

Suposições, mesmo quando baseadas em sólida pesquisa, podem nos levar ao caminho errado

Simon Sinek
Resumo
O processo para modernização de software tem exigências. Resolver dores, resolver problemas que geralmente impedem o negócio crescer. Por isso, não deve estar baseado em suposições. Também não deve estar orientadas em modismos da tecnologia.

Conteúdo

Modernizar software não está baseado em suposições

Muitas vezes tida de maneira irresponsável, modernizar software não está baseado em suposições, aliás, são diversas exigências no processo: resolver um problema, entender as dores, entender o “software velho” e entender as estratégias da empresa.

O sucesso da modernização de um software está em entender o processo

Modernização de software é um assunto comum nas empresas que buscam se posicionar diferente. Toda mudança deve ser feita de forma responsável e não baseada simplesmente em suposições ou orientadas pelo modismo da tecnologia.

Times de tecnologia, incluindo executivos tem uma dúvida tremenda de como relacionar a modernização do software com ganhos efetivos para empresa. Sem dúvidas, é uma tarefa difícil, mas não impossível.

Modernizar software, exige considerar a adoção da tecnologia de forma responsável

Sem considerar a adoção da tecnologia de forma responsável, desenvolvedores tidos como arquitetos, enganam-se ao somente cogitar que um novo framework ou um novo modelo de design de software simplesmente deixariam o software moderno. Percebemos que tais mudanças tendem a resolver, unicamente, problemas de tecnologia e não de negócios.

Enfim, o desprezo aos objetivos de negócios, aos atributos de qualidade habilita muitos desenvolvedores a migrar problemas velhos para lugares novos.

Toda modernização de software exige uma estratégia

Por fim, diversos aspectos devem ser considerados na estratégia de modernização de um software. Aplicar o duplo diamente do design thinking pode ser uma alternativa para qual problema resolver. Afinal de contas, algumas perguntas podem ser respondidas.

  • Diamante dos Problemas
    • Quais são e de onde vem os problemas?
    • Qual é o problema que devemos focar em resolver?
  • Diamante das Soluções
    • Quais são as soluções possíveis para o problema?
    • A nossa solução realmente resolve o problema?
Modernização de Software exige uma estratégias, exige pesquisar, analisar, dar soluções e aplicar soluções.

A conclusão é que modernizar software não está baseado em suposições

Primeiramente, toda modernização de software exige uma boa estratégia, inclusive entender as estratégias e plano de negócios da empresa. Do mesmo modo, há a necessidade de entendimento dos objetivos de negócios, qual o plano de crescimento entendendo os três horizontes de crescimento. Apesar disso, entender a arquitetura AS-IS projetando no TO-BE e a arquitetura de transição, faz parte da estratégia de modernização

Para pensar

Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Gostou? Me ajude a impactar outras pessoas compartilhando esse post.
Tiago Tartari
Tiago Tartari

Ajudo executivos, times de negócios e especialistas técnicos a resolver problemas complexos utilizando a tecnologia como meio para potencializar resultados.