Modernizar software não está baseado em suposições
Muitas vezes tida de maneira irresponsável, modernizar software não está baseado em suposições, aliás, são diversas exigências no processo: resolver um problema, entender as dores, entender o “software velho” e entender as estratégias da empresa.
O sucesso da modernização de um software está em entender o processo
Modernização de software é um assunto comum nas empresas que buscam se posicionar diferente. Toda mudança deve ser feita de forma responsável e não baseada simplesmente em suposições ou orientadas pelo modismo da tecnologia.
Times de tecnologia, incluindo executivos tem uma dúvida tremenda de como relacionar a modernização do software com ganhos efetivos para empresa. Sem dúvidas, é uma tarefa difícil, mas não impossível.
Modernizar software, exige considerar a adoção da tecnologia de forma responsável
Sem considerar a adoção da tecnologia de forma responsável, desenvolvedores tidos como arquitetos, enganam-se ao somente cogitar que um novo framework ou um novo modelo de design de software simplesmente deixariam o software moderno. Percebemos que tais mudanças tendem a resolver, unicamente, problemas de tecnologia e não de negócios.
Enfim, o desprezo aos objetivos de negócios, aos atributos de qualidade habilita muitos desenvolvedores a migrar problemas velhos para lugares novos.
Toda modernização de software exige uma estratégia
Por fim, diversos aspectos devem ser considerados na estratégia de modernização de um software. Aplicar o duplo diamente do design thinking pode ser uma alternativa para qual problema resolver. Afinal de contas, algumas perguntas podem ser respondidas.
- Diamante dos Problemas
- Quais são e de onde vem os problemas?
- Qual é o problema que devemos focar em resolver?
- Diamante das Soluções
- Quais são as soluções possíveis para o problema?
- A nossa solução realmente resolve o problema?

A conclusão é que modernizar software não está baseado em suposições
Primeiramente, toda modernização de software exige uma boa estratégia, inclusive entender as estratégias e plano de negócios da empresa. Do mesmo modo, há a necessidade de entendimento dos objetivos de negócios, qual o plano de crescimento entendendo os três horizontes de crescimento. Apesar disso, entender a arquitetura AS-IS projetando no TO-BE e a arquitetura de transição, faz parte da estratégia de modernização
Para pensar
Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.