Tiago Tartari
Dicas

Como inspecionar um IEnumerable em runtime no .net c#?

publicado em 02 de maio de 2022
Resumo
Ferramentas que ajudam na produtividade são essenciais no dia a dia de um desenvolvedor. Agora, o Visual Studio conta com o IEnumerable Debugger Visualizer melhorando a experiência do desenvolvedor e possibilitando de forma rápida a visualização dos objetos dentro de uma lista, além de permitir exportar esse objeto para o Excel.

Conteúdo

Você sabe como Inspecionar um IEnumerable em runtime no .net em c#?

Inspecionar um IEnumerable em runtime no .NET c# não é mais um problema. Desde a versão 17.2 do Microsoft Visual Studio o IEnumerable Debugger Visualizer está disponível. Uma ferramente muito útil para os programadores .NET.

IEnumerable Debugger Visualizer é a forma de visualizar coleções no Visual Studio

Esse debugger ajuda a visualizar os objetos de uma coleção de forma simples e direta, além disso, traz opções de exportar os valorar para uma planilha e também em csv.

Ao “debugar” um código em .NET inspecionar grandes listas é um tanto que frustrante e as vezes difícil, aliás era frustrante e difícil.

Com o IEnumerable Debugger Visualizer você pode visualizar arrays, lists e uma séria de objetos herdados de IEnumerable.

Embora o visualizador já ajude na experiência do desenvolvedor, melhorias nessa ferramenta estão sendo realizadas pelo time da Microsoft. O objetivo é melhorar ainda mais a experiência de visualização de streaming de dados durante a depuração em códigos .NET.

Inspecionar um IEnumerable em runtime no .net em c# antes do IEnumerable Debugger Visualizer era tida como complicada

Antes do lançamento do IEnumerable Debugger Visualizer descobrir um elemento dentro de uma lista era um pouco mais difícil, muitas vezes você serializava a lista e explodia em um console.

Após o IEnumerable Debugger Visualizer ao clicar na lupa, você poderá ordenar, expandir e esconder outras propriedades, além de navegar na profundidade do objeto e exportar para o Excel.

Em conclusão, não há dúvidas dos benefícios do IEnumerable Debugger Visualizer trás no dia a dia do desenvolvedor, algo bem importante para, inclusive iniciar debugs avançados.

Gostou? Me ajude a impactar outras pessoas compartilhando esse post.
conheça mais sobre: .net
Tiago Tartari
Tiago Tartari

Ajudo executivos, times de negócios e especialistas técnicos a resolver problemas complexos utilizando a tecnologia como meio para potencializar resultados.